O que é o tempo atmosférico?

 TEMPO ATMOSFÉRICO


É o estado momentâneo da atmosfera em um determinado local.


Para determiná-lo, faz-se a constatação dos fenômenos atmosféricos ou elementos do clima: temperatura, pressão, vento, umidade e precipitações (como chuva, granizo e neve). Como esses fenômenos variam freqüentemente, até num mesmo dia, o tempo também varia constantemente.



É correto utilizar a expressão “Tempo Bom”?

Apesar de muito comum, é imprecisa, relativa.

O correto é utilizar: quente, isolarado, frio, úmido, seco, chuvoso, ventoso, nublado.


As precipitações (chuva, neve, garoa, granizo), os ventos, as temperaturas, a umidade e a pressão do são responsáveis por dois fatores muito importantes para a vida humana: o tempo e o clima. Tempo é o estado da atmosfera de um lugar num determinado momento.

O tempo muda constantemente: num mesmo dia pode fazer calor de manhã, chover e esfriar à tarde, ou seja, podem ocorrer vários tipos de tempo.



Fenômenos atmosféricos

Os fenômenos atmosféricos constituem o tempo atmosférico e permitem definir os tipos de clima da Terra. São eles:

Temperatura do ar. Os raios do Sol são responsáveis pelas temperaturas na Terra. Uma parte deles é absorvida pelos continentes e oceanos; a outra é refletida e volta para a atmosfera. A atmosfera funciona como uma capa de proteção: sem ela os dias seriam bem mais quentes e as noites bem mais frias.

A temperatura do ar é medida pelo termômetro. No Brasil, usamos a escala Celsius (°C). Nessa escala, 0°C representa o congelamento da água, e 100°C, o ponto de fervura. A distância entre esses dois pontos é dividida em cem partes iguais, que recebem o nome de graus Celsius.


As camadas da atmosfera

Atmosfera é a camada de gases que envolve a Terra. Dela faz parte o ar que respiramos e sem o qual não podemos sobreviver. Além de partículas de poeira e vapor de água, a atmosfera contém oxigênio, gás carbônico e outros gases. Com pouco mais de 800 km de altitude, a atmosfera é formada por várias camadas. As mais importantes são:

Troposfera: Essa é a camada mais densa da atmosfera, e por isso é a que fica mais próxima da superfície do planeta terra. Calcula-se que o total da massa atmosférica seja de seja de 5 x 1018 kg, e que 75% desse total fique na troposfera. A espessura dessa camada fica entre 8 km a 14 km, a depender da região do planeta. Os pontos com espessura menor - polo norte e polo sul - a espessura chega a 8 km.

Estratosfera: Essa é considerada a segunda maior camada da atmosfera e também a segunda mais próxima da superfície terrestre. De acordo com pesquisadores ela contém aproximadamente 15% da massa total da atmosfera da Terra.

Mesosfera: A mesosfera é a última camada da atmosfera, aqui os gases ainda estão misturados no ar e não organizados pela densidade. Segundo cientistas, essa camada é a mais difícil de ser estudada, por esse motivo a quantidade de informações sobre ela é escassa.

Termosfera: Seu limite superior é a exosfera, a última camada atmosférica. É a camada onde ocorrem as auroras e onde orbita a estação espacial, o ônibus espacial e vários satélites. 

Exosfera: Essa camada é a maior e mais exterior da atmosfera do planeta. Essa se estende por 600 km até ficar fina e se misturar com o espaço interplanetário. A fronteira mais distante dessa camada chega à metade do caminho para lua.




FONTE: https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/tempo-atmosferico

Comentarios